POR QUE ESTUDAR CIÊNCIAS SOCIAIS?

A escolha pelo curso de graduação, apesar de não representar uma palavra final na vida de ninguém, é um processo angustiante para muita gente. Então, para facilitar, a Meios Jr. escreve esse texto apresentando a graduação em Ciências Sociais para todo mundo que tenha interesse em se aventurar melhor nos estudos sobre as sociedades e a política!

O histórico desse curso no Brasil remonta à época do movimento constitucionalista de 1932 e do modernismo, quando a ideia de se formar pensadores brasileiros em território nacional ganhava força. Assim, inaugurou-se o curso de Sociologia e Política em 1933, na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Por lá, passaram grandes nomes como Florestan Fernandes, Luiza Erundina e Darcy Ribeiro. 

A curiosidade acerca das ações e emoções do homem e das culturas é um dos aspectos que fundamentam o curso de Ciências Sociais. A formação, dividida em três diferentes áreas, permite o profissional estudar os fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas e práticas e trabalhar ativamente em projetos sociais e políticos. Além disso, durante o curso existe o direcionamento para bacharelado ou licenciatura, uma forma de especializar a graduação e formar profissionais voltados respectivamente para o âmbito acadêmico-técnico ou educacional.

No que diz respeito à Antropologia, é o estudo da humanidade e das culturas, nascido nos trabalhos de pesquisa com sociedades não-ocidentais. Hoje em dia, antropólogos e antropólogas estão buscando conhecer temas relacionas a raça, etnia, gênero, sexualidade, formas de conhecer, formas expressivas, artes, técnicas, entre outras. 

  Na Ciência Política, estuda-se a formação, a distribuição e a comunicação do poder. O Estado, as Relações Internacionais, a Filosofia Política, as Políticas Públicas, as Eleições e os Movimentos Sociais são tópicos muito caros para os cientistas políticos atuais. 

Em outra perspectiva, a Sociologia estuda interações, identidades, relações sociais, padrões de comportamento, desigualdades e vários processos que envolvem a vida em coletividade. Na graduação, você vai ter contato com discussões que nasceram há séculos e são atualizadas, revisitadas e criticadas até hoje!

Para os optantes pelo percurso na Licenciatura, que te habilita a dar aulas de Sociologia no Ensino Médio, as cargas horárias de estágios obrigatórios no ensino público constituem uma parte importante do currículo. Aulas sobre metodologias e políticas em educação também fazem parte das discussões da Licenciatura em Ciências Sociais. 

Além disso, na graduação, os alunos têm disciplinas sobre métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Além do diálogo interdisciplinar com áreas como Estatística, História, Psicologia, Geografia, Economia e Demografia que é muito comum no percurso formativo das Ciências Sociais. 

Por fim, o profissional graduado em Ciências Sociais encontra-se trabalhando em instituições de pesquisa, nas universidades e faculdades, consultorias profissionais, organizações sociais de interesse público, gestão pública e políticas públicas. 

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais! Ficaremos felizes em atender suas questões.

Comentários