Por que fazer parte do MEJ, e afinal, o que é o MEJ?


 

Quais são os motivos que nos levam a fazer parte do MEJ? Mas, afinal, você realmente sabe do que se trata o MEJ?

 

O MEJ, ou em termos mais claros: Movimento Empresa Júnior, tem como sua principal missão “formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil” segundo a própria Brasil Júnior, que é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Esse movimento acredita na formação de líderes fortes e conectados que através da realização de projetos de alto impacto, serão responsáveis por grandes transformações positivos em todo o país.

 O perfil de um empresário júnior deve ser o de alguém dotado de inconformismo, e visão. Que sempre possuí pensamento inovador e capacidade de realização, para realizar as mudanças nas quais acredita. Mas mais do que isso, é o de alguém comprometido com a busca por gerar valor para nossas partes interessadas através do comprometimento e superação das expectativas. 

Para contextualizar um pouco mais a respeito desse movimento, vamos abordar um pouco no que se refere a história do MEJ. Esse movimento começou na França, mais especificamente em Paris, no ano de 1967, com alunos da L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales, e então cresceu por toda Europa. E sendo trazido para o Brasil apenas 20 anos depois, com João Carlos Chaves, diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira. 

Hoje, de acordo com dados atuais da Brasil Júnior, contamos com 438 EJs que realizam mais de 4,5 mil projetos por ano. Desses serviços, 41,6% foram realizados para micro e pequenas empresas. Assim, o MEJ também auxilia a fomentar o empreendedorismo fora dos muros da faculdade.

Sendo assim, podemos notar que o Movimento Empresa Júnior é um movimento sem fins lucrativos, no qual os estudantes com o perfil ideal de empresários juniores buscam se engajar, mas que no fim, todos saem ganhando. Mas ganhando de que forma? O que você, enquanto estudante, poderia ter como benefício ao fazer parte de uma Empresa Júnior? Então, agora que você já sabe do que se trata o MEJ, é isso que buscaremos abordar a seguir.

Para fins instrucionais, vamos nos ater a dois benefícios para você, enquanto estudante, se filiar ao MEJ. Mas não se engane achando que isso é pouca coisa. Você descobrirá como esse movimento abrirá muitas portas para o seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. 

 O primeiro benefício que iremos citar é como o MEJ pode te engrandecer enquanto pessoa. O movimento empresa júnior visa sempre construir um ambiente propício ao aprendizado, e enquanto se aprende, erros podem acontecer. O medo de errar é muito limitante na vida de muitas pessoas e faz com que muitas vezes as pessoas percam oportunidades incríveis com medo de não serem capazes o suficiente. Porém, dentro de uma EJ, você encontrará um ambiente amigável e acolhedor, que saberá reconhecer que erros acontecem, mas mais do que isso, saberá como te instruir de maneira que você não volte mais a cometê-los, estando assim pronto para oportunidades futuras. Esse ambiente acolhedor só pode ocorrer por causa dos membros que compõem a empresa, é por isso, que mais do que apenas aprender, uma EJ é um ótimo lugar para socializar. Você estará sempre em contato com diversas pessoas interessantes e fazendo mais do que apenas contatos, estará fazendo amigos. 

  O segundo benefício não será mais focado na realização pessoal, mas sim na profissional e acadêmica. Uma vez em que, como está em seu nome, mesmo com todas suas particularidades, uma EJ é ainda sim uma empresa. E é por isso que esta é uma excelente porta para o estudante ingressar no mercado de trabalho e adquirir alguma experiência. Experiência essa que lhe será útil para desenvolver na prática os conhecimentos que adquiriu dentro de sala de aula, até então de maneira apenas meramente teórica. Desta forma, o estudante estará, enquanto realiza projetos práticos, aprendendo sobre seu próprio curso e se desenvolvendo direta ou indiretamente de forma acadêmica, já que os projetos realizados pela empresa devem estar vinculados ao conteúdo programático do curso de graduação a que ela for vinculada, ou senão, ser fruto de competências ou qualificações decorrentes do conteúdo de sua graduação, ou ainda ser alguma das atribuições da categoria de profissionais, determinados pela lei regulamentadora desta, à qual os alunos de graduação forem vinculados. Uma outra forma forma de desenvolvimento acadêmico e profissional que também ocorre de forma recorrente nas EJs é a capacitação dos membros. Devido ao fato das empresas juniores serem entidades sem fins lucrativos, porém mesmo assim realizarem projetos para o mercado, todo lucro obtido através desses deve retornar para a própria empresa e seus membros. Ora como estrutura física dessa, ora como cursos baratos ou até mesmo gratuitos para seus membros. 

Sendo assim, quando um estudante se filia à uma empresa júnior, todos saem ganhando. O estudante sairá inquestionavelmente mais capacitado do que estava quando entrou. A empresa sairá maior, mais forte e mais estruturada do que antes. O mercado receberá profissionais mais capacitados e inovadores. E o movimento das empresas juniores sairá mais forte e poderoso, porque cada estudante que se filia e acredita nos valores de uma EJ importa. 

 

Texto escrito por: Bárbara Borsato Pimenta

 

Bibliografia: site dhttps://faro.edu.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-movimento-empresa-junior/a bj

 

https://blog.mesalva.com/de-tudo-um-pouco/mej-o-que-e-e-como-funciona-o-movimento-empresa-junior/ Imagem: https://betaeq.com.br/index.php/2019/04/09/movimento-empresa-junior-mej-o-que-e-e-como-funciona/

Comentários